Eritema irritativa primaria
DISCIPLINA: SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PROFESSORA: TAYSE TÂMARA DA PAIXÃO
DERMATITE DA FRALDA IRRITATIVA PRIMÁRIA
ACADÊMICAS: ANA PAULA, ELISA HELENA, KELLY NUBIA, LUCIENE CAEIRO, LUCIMAR NERES, NAYARA LORENA
CURSO: ENFERMAGEM 5º SEMESTRE MATUTINO
MARÇO 2012
DERMATITE DA FRALDA IRRITATIVA PRIMÁRIA
MARÇO 2012
Introdução
A dermatite de fraldas ou simplesmente assaduras pode ser considerada a afecção cutânea mais comum na primeira infância conforme descreve FERNANDES. A pele do bebê é muito frágil, pois diferentemente do adulto ela não possui uma fina camada de água e gordura que serve de proteção, ficando assim mais pré-disposta as ações irritativas da urina e das fezes. Mudanças alimentares ou situações que possam alterar a consistência das fezes, como por exemplo, a dentição que provoca diarréia, infecções intestinais são fatores pré disponentes. Essas dermatites possuem vários sinônimos dentre eles, dermatite amoniacal, assadura, dermatite em W, eritema da fralda entre outros. Também englobam uma serie de dermatoses ocorridas por vários fatores, nem sempre relacionadas diretamente ás fraldas. Essas dermatoses são assim denominadas por serem localizada no local envolvido pela fralda, composto de região do períneo, região glútea, abdômen inferior e coxas. É caracterizada pela pele avermelhada acompanhada ou não de edema e descamação, se não tratada pode ocorrer fissuras que agravam ainda mais o quadro.
As lesões variam de eritematosas exsudativas a eritemato-papulosas e descamativas nas áreas convexas da região delimitada pelas fraldas. Freqüentemente surge infecção secundária por Candida ou por bactérias como Bacillos faecallis, Proteus, Pseudomonas, Staphylococcus e Streptococcus. O uso de pós, óleos, sabões e pomadas irritantes agravam o quadro clínico (ROCHA, 2004).
Esta incluída nessa patologia todas as afecções que ocorrem nessa área. A principal e a mais comum é a dermatite da área