ericson
2. O PROBLEMA. Quanto as questões políticas e econômicas influenciam na dinâmica do comércio exterior?
3. H ISTÓRIA DO COMÉRCIO EXTERIOR Desenvolvimento das cidades Portos Grandes Navegações Transporte Marítimo Regras Comerciais Contemporâneas
4. POLÍTICA COMERCIAL Esta política é responsável por determinar qual vai ser o posicionamento do Estado em relação à entrada e saída de produtos do seu território e quais as estratégias serão adotadas para aumentar o volume de comércio.
5. C ÂMBIO Câmbio se define pela troca de moedas entre países. Seu mercado é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes, sendo fiscalizado pelo Banco Central, dando autorização apenas para estes agentes autorizados.
6. P OLÍTICA DE CÂMBIO A política de câmbio é uma estratégia que pode ser utilizada para aumentar tanto as exportações quanto as importações, dependendo do interesse do país.EXEMPLO: se o governo optar por um decréscimo na taxade câmbio o valor da moeda se depreciará em relação às outrasmoedas. Com uma moeda mais barata, as exportações sãoincentivadas uma vez que os produtos fabricados internamente setornam mais baratos no mercado internacional.
7. LIBERALISMO O liberalismo é definido como um conjunto de princípios políticos, representada pela liberdade política e econômica. Os princípios básicos do liberalismo se resumem em defesa da propriedade privada, liberdade econômica, pouca intervenção do Estado nos assuntos econômicos e igualdade perante a lei.
8. LIBERALISMO Pontos positivos: fluxo internacional de Capitais, internacionalização ou desnacionalização do capital, concorrência e queda salarial, redução do nível de empregos, e “estrangeirização” da população. Pontos negativos: - adequação da estrutura produtiva e de emprego, desestruturação da empresa nacional e perda de empregos.
9.