erico verissimo
Érico Lopez Veríssimo nasceu em Cruz Alta(RS), em 1905 e faleceu em Porto Alegre, em 1975. Concluiu o 1º grau em Porto Alegre. De volta a sua cidade natal, empregou-se no comércio, foi bancário e sócio de uma farmácia. Em 1930, transferiu-se para Porto Alegre, onde, depois de trabalhar algum tempo como desenhista e de publicar alguns contos na imprensa local, empregou-se na Editora Globo como secretário do Departamento Editorial. Viajou duas vezes aos Estados Unidos, onde ministrou cursos de literatura brasileira.
Em 1932, é promovido a Diretor da “Revista do Globo”, ocasião em que é convidado por Henrique Bertaso, gerente do departamento editorial da “Livraria do Globo”, a atuar naquela seção, indicando livros para tradução e publicação. Sua obra de estréia, “Fantoches”, uma coletânea de histórias em sua maior parte na forma de peças de teatro. Em 1936, publica seu primeiro livro infantil, “As aventuras do avião vermelho”. Lança, também, “Um lugar ao sol”. Cria o programa de auditório para crianças, “Clube dos três porquinhos”, na Rádio Farroupilha. Nesse mesmo ano é eleito presidente da Associação Rio-Grandense de Imprensa. Olhai os lírios do campo um de seus maiores sucesso, é lançado em 1938.
Assume, em 1953, nos E.U.A a direção do Departamento de Assuntos Culturais da União Pan-Americana, na Secretaria da Organização dos Estados Americanos, substituindo a Alceu Amoroso Lima.
Em 1961, sofre o primeiro infarto do miocárdio. O escritor falece subitamente no dia 28 de novembro de 1975, deixando inacabada a segunda parte do segundo volume de suas memórias.
Olhai os lírios do campo, com adaptação de Geraldo Vietri e Wilson Aguiar Filho, é a novela apresentada pela TV Globo, em 1980, sob a direção de Herval Rossano. No elenco, Cláudio Marzo e Nívea Maria.”
Análize do título em função da obra Título Olhai os lírios do campo, vem de um texto bíblico que faz parte de um conjunto de dez versículos reunidos no capítulo seis do