ERICK ERICKSON
Estudou com Anna Freud, filha de Sigmund Freud, que elaborou importante teoria sobre a primeira infância. Com isto, recebeu o certificado de psicanalista da Sociedade Psicanalítica de Viena.Mudou-se para os Estados Unidos em 1933, e começou a trabalhar como professor e pesquisador na Universidade de Harvard e também atendendo crianças em seu consultório.
Lecionou na Universidade de Yale e na Universidade da Califórnia em Berkeley. Foi durante este período que Erik Erikson fez seus estudos sobre a Dakota e os índios Yurok. Em 1950, ele escreveu: "Infância e Sociedade", um livro contendo artigos de seus estudos de tribos norte-americanas.
Durante o reinado de terror do senador Joseph McCarthy em 1950, Erikson deixa Berkeley quando os professores são convidados a assinar um "juramento de lealdade." Neste momento, Erik passa 10 anos trabalhando e ensinando em uma clínica em Massachusetts e, em seguida, mais 10 anos para trás em Harvard.
Desde sua aposentadoria em 1970, Erikson continua a escrever e pesquisar para o resto de sua vida.
Princípio Epigenético : A formulação de Erikson fundamenta-se no conceito de epigênese, esse termo é da embriologia. O principio epigenético sustenta que o desenvolvimento ocorre em estádios sequenciais e claramente definidos. Cada um desses estádios deve ser satisfatoriamente resolvido, para que o desenvolvimento avance sem problemas.
Erikson defende que a energia ativadora do comportamento é de natureza psicossocial , integrando não apenas fatores puncionais biológicos e inatos, como a libido, mas também fatores sociais, aprendidos em contextos histórico-culturais específicos.
Um dos conceitos fundamentais na teoria de