Erich Fromm E O Vicio Em Drogas
352 palavras
2 páginas
Atualmente enfrentamos diversos problemas sociais no país, dentre eles,o vicio em drogas,que são utilizadas por muitos brasileiros desde as mais fracas até as mais fortes,como o crack. O efeito social do uso do crack é o mais devastador, entre as drogas normalmente encontradas no Brasil. O consumo de crack é maior que o da cocaína, pois é mais barato e seus efeitos duram menos.Por ser estimulante, ocasiona dependência física e, posteriormente, a morte por sua terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco. O crack vai destruindo o seu usuário em vida ao ponto dele perder o contato com o mundo externo, se tornando uma espécie de zumbi, ou morto-vivo, movido pela compulsão à droga que é intensa e intermitente. Como os efeitos alucinógenos têm curta duração, o usuário dela faz uso com muita freqüência e a sua vida passa a ser somente em função da droga. Com isso, o usuário de crack acaba sendo excluído da sociedade por viver nessa situação deplorável, e muitas vezes acabam se tornando moradores de rua, abandonador por todos.
Essas pessoas que são consumidas pelo vicio na droga acabam sem nada e algumas perdem todos os seus valores morais, se tornando pessoas vazias em uma busca incessante ao Crack. Como Erich Fromm fala em seu livro “Ter ou ser? A importância da diferença entre ter e ser”,ter é uma função normal de nossa vida.”Para a existência humana é necessário que tenhamos e utilizemos certas coisas para a sobrevivênçia.Digamos que é uma necessidade existencial. Porém o que presenciamos são praticas que vão além do ter para a existência”. A sociedade atual extremamente consumista está cada vez mais preocupada em “ter” do que “ser e por isso os usuários de crack são excluídos dela, pois eles não possuem nada, porém são seres humanos e não devem ser abandonados,precisão de tratamento para serem novamente integrados no meio Social.
A sociedade, como já dizia Erich Fromm, está mais preocupada em “ter” do que “ser”.Quando esses valores forem invertidos,