Eric
No começo do ano, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento do sistema elétrico do Brasil, registrou o terceiro pior valor de energia da história para o mês nos últimos 84 anos. Em fevereiro, as represas das duas regiões tiveram o segundo pior valor da história para o mês.
A situação também é preocupante na região Nordeste. Em fevereiro, os reservatórios chegaram ao menor nível registrado na história. Na última terça-feira, o índice atingiu 42,14%. Na região Sul, os reservatórios aumentaram para 39,17% da capacidade nesta quarta, mas os níveis ainda preocupam.
A única região com níveis confortáveis dos reservatórios é o Norte, onde as represas estão hoje com 82% da capacidade.
Mesmo com as chuvas em algumas regiões do Brasil, os níveis de água das usinas hidrelétricas continuam iguais. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com relatório do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) desta semana, o nível do reservatório opera com 34,66% da capacidade.
Nas regiões Nordeste e Sul, houve uma pequena melhora, mas os níveis ainda continuam abaixo da média. A região Sul tem 39,17% da capacidade, enquanto a região Nordeste está com 42,16% da capacidade. A única região que opera com mais de 50% da capacidade é a Norte. Segundo o relatório, os níveis de água da região estão em quase 82%.
O ONS informou que, durante o mês de março, os reservatórios devem operar com uma quantidade de água equivalente a 67% da média histórica.