ERGONOMIATRAB2
1558 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Disciplina de Egonomia I
Prof. Dr. Julio van der Linden e Prof. Dra. Gabriela Pizzato
Alunos Gabriel Thier e Luiza Allgayer O presente trabalho objetiva trazer definições e discorrer sobre o tema da usabilidade em produtos, citando exemplos e referências bibliográficas. O tema da usabilidade é chave no estudo da ergonomia, principalmente no desenvolvimento de produtos intuitivos e de fácil utilização, tanto no âmbito de design de produto quanto no visual.
“Alcance pelo qual um produto pode ser usado por certos usuários para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em certo contexto de uso.” (ISO/NBR-‐9241-‐11,
08/2000);
Em relação a produtos virtuais (direcionado a softwares, interfaces digitais), temos a usabilidade como “conjunto de atributos que evidenciam o esforço necessário para se poder utilizar o software, bem como o julgamento individual desse uso, por um conjunto explícito ou implícito de usuários”. (ISO/IEC 9126)
Essas normas, criadas pela ABNT, definem critérios objetivos e diretos em relação a usabilidade, definindo a importância de medir a usabilidade em termos de desempenho e satisfação do usuário. Embora elas se detenham na questão de computadores (harware, software e materiais), várias das informações nelas contidas podem ser aplicadas à usabilidade no geral.
As definições citadas na ISO9241-‐11 vão desde eficácia, eficiência e satisfação do usuário até o próprio usuário, objetivo e tarefa. Utilizando essas definições, ela monta um método (ver anexo 1) que consiste em “[...]identificar os objetivos e decompor eficácia, eficiência e satisfação e os componentes do contexto de uso em sub-‐componentes com