Ergonomia
CURSO: Engenharia de Produção
Disciplina: Ergonomia
Período: 7º
Professora: Ladi Rita Sirena Brunello
Aluno: João Antonio Kizyzanoski
Exercícios para entregar individualmente – alunos que iniciaram na disciplina dia 11/03.
Exercícios – aula 1
1. A era da industrialização na Europa foi acompanhada por transformações no processo de trabalho, entre as quais podemos citar:
(01) Passagem do sistema doméstico ao sistema fabril de produção.
(02) Concentração de trabalhadores em unidades fabris, desenvolvendo a divisão social do trabalho e a especialização em determinados ramos de produção.
(04) Manutenção da estrutura corporativa de trabalho, organizando os trabalhadores em corporações de ofícios.
(08) Promoção de um novo modelo de trabalho, pronto a aceitar a disciplina do trabalho fabril e constituindo mão-de-obra assalariada.
(16) Utilização freqüente de mão-de-obra feminina e infantil, submetida ao mesmo regime de trabalho, durante longas jornadas. Qual é a soma das alternativas corretas? ___01+02+08+16 = 27___
2. A Revolução Industrial ganhou projeção a partir do século XIX expressando a evolução tecnológica, a disponibilidade de capitais e mão-de-obra, além dos ideais de uma nova classe social. Comente os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores.
R: Os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores eram as horas excessivas e as péssimas condições de trabalho, falta de assistência médica e etc.
3. Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:
a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.
b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.
c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus