Ergonomia
O procedimento ergonômico é orientado pela perspectiva de transformação da realidade, cujos resultados obtidos eram depender em grande parte da necessidade de mudança. Sendo assim o objetivo principal da ergonomia é dar condições de trabalho onde haja maior conforto e bem estar ao trabalhador.
As melhorias ergonômicas se referem a vários aspectos do trabalho tais como: • Cadeiras, mesas e bancadas; • O planejamento e localização de dispositivos e materiais de trabalho; • Quantidade, qualidade e localização da iluminação; • Indicações sobre melhorias na organização da atividade.
Métodos e Técnicas
A ergonomia utiliza métodos e técnicas para observar o trabalho humano a estratégia para aprender a complexidade do trabalho e decompor a atividade em indicadores observáveis (postura, deslocamento e localização). Como todo o processo de investigação, o eixo de uma intervenção ergonômica se faz através da formulação de hipóteses. Os comportamentos manifestáveis no homem são frequentemente observáveis, através de técnicas objetivas e subjetivas. • Técnicas objetivas: registra as atividades, ao longo de um período, através de observação e observação assistida. • Técnicas subjetivas: trata-se do discurso do trabalhador.
O aparecimento de disfunções ao sistema músculo-esquelético ocorre em grande número nas indústrias e empresas estando mais presente entre os operários de linha de montagem, digitadores, operadores de máquinas, entre outros tipos de função. No entanto, com intervenções ergonômicas, uma melhor relação está tendo entre sobrecargas pelo excesso da curvatura de tronco, o que dá frequentemente margem para queixas nas costas.
Dicas Ergonômicas para usuários de Computador e trabalho executado na posição sentado.
Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para está posição.
O uso prolongado de teclado ou mouse pode levar a dores