ERGONOMIA
ERGON
- ( trabalho)
NOMOS - ( estudo das regras e normas)
ERGONOMIA
NAS
EMPRESAS
A ERGONOMIA TAMBÉM É CONHECIDA COMO A
CIÊNCIA DO CONFORTO
Ergonomia: palavra de origem grega que estuda a adaptação do trabalho às características dos indivíduos, de modo a lhes proporcionar um máximo de conforto, segurança e bom desempenho de suas atividades no trabalho.
ERGONOMIA
DE CORREÇÃO - Modifica os elementos parciais do posto de trabalho.
(Dimensões,Iluminação,Ruído, Temperatura, etc..); ERGONOMIA
DE CONCEPÇÃO - interfere amplamente no projeto do posto de trabalho, do instrumento, da máquina ou do sistema de produção, organização do trabalho e formação de pessoal. (Boa postura, Uso adequado de equipamento,
Implantação)
1
20/10/2013
ERGONOMIA DE CONCIENTIZAÇÃO - Atua na conscientização do trabalhador., através de palestras, treinamentos etc., ensina o trabalhador a usufruir os benefícios de seu posto de trabalho. Boa postura, uso adequado de mobiliários e equipamentos, implantação de pausas, ginástica laboral (antes, durante e depois da atividade).
ERGONOMIA PARTICIPATIVA - Utiliza as ferramentas
da ergonomia de conscientização para que haja o pleno usufruto do projeto ergonômico, seja esse implementado pela ergonomia de concepção ou de correção. Atualmente, sentar não é mais uma mera questão de descanso enquanto comemos, conversamos, relaxamos, é a posição que assumimos para trabalhar.
Permanecer sentado durante horas a fio, pode causar fadiga, distúrbios circulatórios e dores físicas.
Os limites físicos são aqueles ditados pelas características do indivíduo: sexo, altura, peso e biotipo; Os limites fisiológicos são aqueles que se relacionam a: tônus muscular, aptidão física, descanso, efeitos de drogas, boa saúde e nutrição; Os limites mentais e emocionais são de predição mais difícil e, em geral, variam de dia para dia, dependendo do nível de estresse mental do indivíduo;
"Estudo entre o homem e o seu trabalho,
equipamentos