ergonomia
Trabalho de Metodologia da Pesquisa Cientifica do curso de Pós Graduação em Ergonomia Aplicada a Saúde do Trabalhador
ANALISE ERGONÔMICA DO SETOR DE EXPEDIÇÃO DE UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS
GLAUCO MAGALHÃES TRINDADE
Alvinópolis
2006
GLAUCO MAGALHÃES TRINDADE
ANALISE ERGONÔMICA DO SETOR DE EXPEDIÇÃO DE UMA EMPRESA DE COSMÉTICOS
Trabalho apresentado ao curso de Pós Graduação em Ergonomia Aplicada a Saúde do trabalhador da Pontifícia universidade Católica de Minas Gerais, com requisito para aprovação da matéria de Metodologia da Pesquisa Cientifica.
Professora: Adriana Penzim
Alvinópolis
2006
RESUMO
Este relatório apresenta as observações e análises realizadas no setor de almoxarifado e expedição de uma fabrica de cosméticos. Esse se mostrou, após uma avaliação preliminar, como causador no que se diz respeito à possibilidade de LER (Lesões por Esforços repetitivos) ou, conforme a denominação oficial, DORT (Distúrbios Osteo Musculares Relacionados ao Trabalho). Os dados e observações aqui relatados foram obtidos por meio de entrevistas e a observações diretas da atividade desenvolvida nos postos de trabalho. Alem da analise de dados fornecidos pela direção, encarregado e trabalhadores do setor estudado e pelo serviço médico e de segurança do trabalho.
A analise ergonômica limitou-se a evidenciar aspectos essenciais da atividade de escolha, suficiente para compreender a natureza do trabalho de Expedidor e retirar alguns princípios de concepção do posto de trabalho de forma a facilitar a realização das tarefas e diminuir a caga de trabalho em suas dimensões física, mental e afetiva. Para isto, foram levados em conta não apenas os aspectos físicos do posto, mas também as condições organizacionais (pausa de trabalho, layout, horas extras) que delimitam as possibilidades de regulação do trabalho.
A demanda da analise ergonômica foi motivada