Ergonomia
A ergonomia é uma ciência de adequação do homem a máquina, com o ambiente de trabalho. Abaixo demonstra alguns tópicos relacionados à ergonomia e suas aplicações e resultados.
2- Ergonomia.
A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Fatores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um fator essencial à medida que o uso de computadores tem vindo a evoluir.
2.1 – Conceitos Básicos.
É o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário para os engenheiros conceberem ferramentas, máquinas e conjuntos de trabalhos que possam ser utilizados com máximo conforto, segurança e eficiência.
Conceito da Research Society (U.K.) – Sociedade Nacional de Ergonomia.
É o estudo de relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento.
Conceito da International Ergonomics Association (IEA):
É o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seus objetivos é elaborar, mediante e contribuição de diversas disciplinas cientificas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar em uma melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida.
Conceito da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO):
“A ergonomia é o sentido da adaptação do trabalho às características