Ergonomia
-AET-
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta o estudo e projeção de uma guarita (portaria) de uma faculdade e colégio.
Foi abordado o local de trabalho dos usuários, além da análise ergonômica e da análise da representação mental que os usuários têm com o seu ambiente de trabalho, onde o usuário é quem melhor define suas necessidades.
Para a avaliação à adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores foi usada a NR17.
Este trabalho tem por objetivo mostrar as eventuais irregularidades contidas na guarita da universidade e colégio e a importância da ergonomia na contribuição da segurança dos usuários (trabalhadores) e consequentemente a eficácia dos sistemas nas quais eles se encontram envolvidos.
Há uma série de cuidados que devem ser devotados a esse espaço citado, pois é considerado a segurança de todo complexo.
O ambiente de trabalho estudado traz algumas analises, onde percebemos que o mesmo possui algumas ineficiências quanto a recepção das pessoas, sendo eles alunos, convidados e(ou) “estranhos”.
OBJETIVO
Melhorar as condições de trabalho proporcionando segurança e bem estar aos usários.
Executar as atividades mantendo o local de trabalho limpo e organizado. A cada 45 minutos sentado, fazer alongamentos ou ficar em pé durante 15 minutos para melhor postura. Para que não haja monotonia e repetitividade nos postos
LEVANTAMENTO DO LOCAL
Local: Guarita
Ambiente separado por uma divisória de pvc, separando o banheiro da portaria.
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
- Mobiliário (cadeira e mesa): Ambiente composto por 1 arquivo, 1 frigobar, 1 escrivaninha, 1 cadeira baixa e 1 cadeira alta.
- Equipamentos (computador, telefone, interfone): Não possuem equipamentos neste ambiente. O único equipamento é o rádio, onde o mesmo fica no bolso do uniforme de trabalho.
- Circulação (espaço mobiliário X usuário): Como o ambiente é pequeno não possui muito espaço para circulação por conta do