ergonomia
A empresa Portas e Janelas LTDA, é uma empresa de grande porte, tem 165 colaboradores que trabalham na produção fabricando portas e janelas. O espaço onde é feito a distribuição das funções são dividido por setores e tem pouca iluminação e ventilação é preciso de auxilio de ventilador. Ela está construindo outro galpão dentro dos padrões da NR.
ANÁLISE DE TAREFA A aço forte começa suas tarefas das 8:00 ás 18:00 horas, o funcionário trabalha 9 horas por dia com 1 hora de almoço, esse trabalho é executado em pé e alguns sentado, no galpão tem duas mulheres para fazer os serviços de limpeza, todos na faixa de 18 a 52 anos, com altura entre 1.58 á 1.95m, os serviços executados são feitos com chapa de metal para a fabricação de portas e janelas. As funções são distribuídas em vários setores: setor de produção, onde ficam todas as máquinas para ser confeccionadas todas as portas e janelas, depois passa pela a pintura para ir para a montagem, carregamento, expedição e segue para o cliente. Abaixo o fluxograma:
ANÁLISE DE ATIVIDADE O funcionário que trabalha ponteando as peças de metal ele fica o tempo integral em pé sem nenhum tempo para descanso, a empresa sobre carrega e não quer que pare nenhum momento eles só visa produção, o funcionário trabalha sobre pressão, que ele se torna fadigado, stressado, no local tem pouco espaço para trabalhar, fica acumulando as peças feitas com isso pode gerar acidente. O trabalho em pé pode resultar em tensão nas pernas, resultando em inchaço dos músculos, devido á falta de movimentação suficiente para bombear a quantidade adequada de sangue para o coração. Em função disso o coração tem um suprimento insuficiente de sangue para trabalhar e o funcionário se sente cansado e apático. Esse trabalho é feito em pé acionado pelo um pedal em uma carga horária de 9 horas sem descanso, só o horário de almoço, sem contar que ele está exposto aos riscos: