Ergonomia
IVÂNIA COSTA
JUCÉLIA OLIVEIRA
KÁTIA TOLEDO
LOARA SOUZA
WALLACE MAIA
ANÁLISE ERGONÔMICA
Chapa de fritar ovos para sanduíches - lanchonete
UBÁ
2014
AMANDA MARLIÉRE
IVÂNIA COSTA
JUCÉLIA OLIVEIRA
KÁTIA TOLEDO
LOARA SOUZA
WALLACE MAIA
ANÁLISE ERGONÔMICA
Chapa de fritar ovos para sanduíches - lanchonete
Trabalho da disciplina Ergonomia II, do curso Design de Produto da Universidade do Estado de Minas Gerais, apresentado ao professor Renan Kilesse, como parte do processo de avaliação no terceiro período.
UBÁ
2014
O presente trabalho visa realizar uma análise ergonômica de um ambiente de trabalho onde um funcionário utiliza uma chapa de fritar ovos para sanduíche, dentro de uma lanchonete.
Primeiramente foi feito um estudo das dimensões antropométricas que foram consideradas relevantes em relação ao trabalho que a funcionária realiza ao executar a tarefa de fritar os ovos. Tais dimensões são o mínimo alcance das mãos, a área ideal de trabalho com ambas as mãos e o máximo alcance das mãos, visto que ao manusear a chapa, se sobrepõem alguns alimentos ou utensílios que servem para o preparo do lanche. E dentre as demais dimensões, se encontram a altura dos olhos, altura do cotovelo, tamanho do braço, tamanho do antebraço e tamanho da mão.
A chapa usada para o trabalho, tem 75 cm de comprimento e 25 de largura, como pode ser observado na imagem a baixo:
Na situação em que se encontra, a funcionaria tem como plano principal de trabalho, a visão onde sua distância é de 0,66 m. Na qual há um espaço de 0,66 m para os pés e 0,75 m em relação a chapa, para as pernas se movimentarem. A chapa fica a uma distância de 0,45 m da pedra de mármore onde é usada para colocar os recipientes, que são usados para o processo do preparo dos sanduíches e ovos a uma altura de 0,17 metros.
Devido aos dados apresentados conclui-se que a altura onde se localiza o balcão de trabalho se encontra muito alta em relação