Ergonomia
1) O engenheiro de segurança deve atuar como um conceituador e, como tal, o que nos preserva das situações de trabalho sobre as quais nós intervimos?
O Engenheiro de Segurança do Trabalho tem a função de assegurar que o trabalhador não corra risco de acidentes em sua atividade profissional, sejam eles danos físicos, sejam danos psicológicos, para isso faz-se o uso do primeiro objetivo da Ergonomia, portanto ele deve estar voltado à pesquisa das condições que não apenas evitem a degradação da saúde, mas, também, favoreçam a construção da saúde.
Fazendo o uso da ciência Ergonomia cabe ao Engenheiro de Segurança do Trabalho elaborar abordagens microergonômica e macroergonômica do ambiente de trabalho, atuando e contribuindo na concepção de normas e especificações de projeto, modificações de situações existentes, melhoria de sequências e fluxos de produção, treinamento e motivação do pessoal, organizar programas prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
2) Como nós valorizamos a experiência acumulada no momento de uma intervenção?
Os dois casos apresentados no texto, mostram que devido a maior familiaridade e a longa experiências e vivencia com os equipamentos e supostamente maior número de incidentes vividos tornam os profissionais mais experientes uma fonte rica em informações e confiável para elaboração de um plano de emergência.
Mas o segundo casos faz menção a resistência dos mais experientes com a utilização de novas tecnologias devido ao grande tempo e convivência e maior familiarização e