ergonomia
CASA EFiCIENTE
Palhoça
2013
CASA EFICIENTE
Trabalho referente a casa eficiente apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à disciplina de Química Aplicada á Engenharia.
rachel magnago
Palhoça
2013
CASA EFICIENTE
A casa eficiente foi planejada para receber 4 moradores, com sistemas e evoluções de eficiência energética e conforto térmico, onde foram implementados técnologias como geração de energia fotovoltaica, estratégias de condicionamento de ar e aquecimento solar de água.
O projeto elétrico busca desde os eletrodomésticos, com eficiência energética desde a iluminação natual da casa, e fontes de energia alternativa, como a energia solar.
A Casa Eficiente possui dois sistemas de aquecimento solar, tendo, em cada uma das suas coberturas laterais. Além de aquecer água, a energia solar pode também ser convertida diretamente em eletricidade. Além de estratégias para o uso eficiente da água, tais como: aproveitamento da água de chuva, reúso de águas e utilização de equipamentos que proporcionam baixo consumo de água.
A geração fotovoltaica da Casa Eficiente se mostrou suficiente para suprir todo o seu consumo durante o período diurno em dias com céu sem nuvens e sol aparente, e ainda fornecer energia para a rede elétrica. No caso de dias nublados, a geração fotovoltaica supre parcialmente o consumo da Casa, sendo necessário utilizar a energia da rede como complemento.
A Casa Eficiente foi projetada para se tornar uma vitrine de técnologias de ponta de eficiência energética e conforto ambiental para edificações residenciais.
A preocupação com o desperdicio de energia teve um foco voltado para a eficiência energética, tendo em vista não apenas as questões econômicas, mas também a qualidade do ambiente para o usuário e a redução de impactos ambientais.