ergonomia
TURMA: AN 13 TST – email:senactstan13@hotmail.com
PROF: Antonio Sampaio
EMAILS: algsampaio@gmail.com antonio.lgsampaio@sp.senac.br AULA 1 – INTRODUÇÃO
Apresentação das competências e bases tecnológicas a serem trabalhadas pelos docentes. Definição de Ergonomia; Histórico de
Ergonomia no Trabalho; Abrangência do
Estudo ergonômico; Normas Técnicas
Relacionadas.
Competência:
Reconhecer, avaliar e propor medidas de controle para os agentes ergonômicos inerentes ao processo produtivo e ao ambiente de trabalho, tendo como base os parâmetros legais, normativos e científicos, bem como as características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a preservar a saúde e evitar a ocorrência de doenças ocupacionais.
Bases tecnológicas
- Ergonomia: conceito de ergonomia no ambiente de trabalho.
- Sistema nervoso e musculoesquelético.
- A organização do trabalho em todos os seus aspectos: Ritmo de trabalho, formas de controle e gerenciamento, tipos de tarefas, pausas, jornada de trabalho, relações interpessoais, exigências de produção e demais aspectos.
- Repercussões na saúde física e mental do trabalhador. (stress, síndrome burnout, assédio moral) Esforço físico, carga psíquica, irrigação sanguínea, ritmo circadiano e exames biométricos.
Limitações sensoriais: idade, fadiga, vigilância e incidência de acidentes. Antropometria estática e dinâmica. Biomecânica ocupacional
Antropometria estática e dinâmica. Biomecânica ocupacional (postura, levantamento e transporte de cargas - NIOSH). Aplicação de forças. Sistema homem-máquina. Trabalho em turnos e noturnos (cronobiologia). NR 17.
Ambiente de Trabalho, Posto de trabalho. Dimensionamento. Fatores ambientais.
Posto informatizado. IN/INSS 98/2003 – ACGIH.
Adequação do layout em relação à análise do Posto de Trabalho, considerando os aspectos ergonômicos.
Noções de doenças ocupacionais específicas para os agentes ergonômicos: conceitos, sinais, sintomas, diagnósticos,