ergonomia
Com isso, foi criada a ergonomia, uma área que aborda questões sobre a vida laboral moderna, e também tem como objetivo a prevenção dos acidentes laborais e a criação de locais adequados de trabalho, em outras palavras são “soluções e propostas para um trabalho melhor". E existem também alguns elementos que podem prejudicar os trabalhadores a nível físico ou psicológico através de doenças ou desconforto. Estes riscos podem estar relacionados com o estresse, monotonia de métodos de trabalho, longas horas de trabalho sem pausas para descanso, manutenção de postura fixa por longo período de trabalho, entre outros.
Neste primeiro encontro, iremos falar sobre atividades que podem levar o trabalhador a situações de monotonia e fadiga, estudos recentes apontam a fadiga funcional como a grande responsável por afastamentos médicos, absenteísmos, acidentes do trabalho e rotatividade de pessoal, além de que promovem queda da produtividade em geral.
Vamos então começar com a monotonia, que leva o trabalhador a fadiga, sonolência e baixa atenção, tem como causa atividades prolongadas e repetidas, atividades com exigência de elevada atenção e baixa excitação, e restrições de movimentos, assim cai o nível de atenção do trabalhador, e consequentemente surge uma desmotivação, pois ele não precisa se empenhar para cumprir as suas tarefas. A monotonia no trabalho pode