Ergonomia
A intensidade do esforço é uma estimação do esforço requerido para realizar a tarefa uma vez. Trata-se de um parâmetro subjetivo de avaliação da quantidade de esforço realizado pelo trabalhador na realização de uma tarefa. Um dos pontos a analisar-se é a expressão facial.
* FDE – Fator Duração do Esforço
A percentagem de duração do esforço calcula-se medindo a duração do esforço durante um dado período de observação, e dividindo-se esse tempo pelo tempo total, multiplicando depois por 100.
* FFE – Fator Frequência do Esforço
O fator frequência do esforço nada mais é do que o número de esforços que ocorre durante um período de observação. Deve-se observar que cada ação técnica é um esforço distinto. Quando o esforço for estático considere-se a frequência máxima.
Veja na tabela abaixo a classificação e o multiplicador da fórmula de cálculo.
* FPMP – Fator Postura da Mão e Punho
A postura de mão e punho é uma estimativa da posição destas regiões corporais em relação à posição neutra. A tabela abaixo exemplifica como caracterizar a posição da mão e punho e a tabela a seguir, os fatores para multiplicação na fórmula.
* FRT – Fator Ritmo de Trabalho
O fator ritmo do trabalho é uma estimação do quão rápido a pessoa está trabalhando. Segundo a classificação do método o ritmo pode variar desde muito lento à muito rápido.
A maneira mais precisa para isso é realizando a verificação da taxa de ocupação da tarefa, por meio do estudos de tempos e métodos. Na prática se observa se o trabalhador está com “tranquilidade” na linha, se ele realiza deslocamentos, se tem que “correr” atrás do produto, dentre outras características.
* FDT – Fator Duração do Trabalho
O fator duração do trabalho expressa, em horas, o tempo em que a pessoa fica exposta a atividade de trabalho. Quantifica-se a jornada de trabalho.
* O cálculo