ergonomia
Campus Xanxerê
Curso de Design
Nome: Rodolfo Zat Weingartner
Considerações sobre o texto:
“Objetos atraentes funcionam melhor.”
Um estudo feito por dois japoneses com caixas eletrônicos de bancos. Ambos os caixas tinham o sistema de operação igual e a mesma quantidade de botões, porem, alguns desses caixas tinham seus botões de uma maneira mais atraente que os outros.
Eles analisaram os usuários dos caixas e colheram informações com os mesmo, descobriram que os caixas que tinha os botões mais atraentes eram considerados mais fáceis de utilizar.
Outro estudo feito pela psicóloga Alice Isan, pode perceber que os seres humanos reagem melhor quando se deparam com um problema, se estão a vontade com o mesmo, ou seja, relaxados, assim eles conseguem pensar melhor, analisar e criar varias soluções para o mesmo. As pessoas que estão apreensivas com o problema, tendem a focar-se em uma única solução mesmo que ela já tenha falhado, repetindo-a varias vezes.
As emoções têm um papel fundamental em nossas vidas, elas nos auxiliam nas tomadas de decisões, avaliam se a decisão é positiva ou negativa. O estado emocional de uma pessoa pode influenciar muito no modo em que se vêem as coisas. Se o estado emocional for positivo (de bom humor) ou seja, feliz, descontraído, sem preocupações tende a ter uma visão ampla, sem prestar muita atenção aos detalhes, se a pessoa estiver em um estado emocional negativo (mau humor), se sentindo pressionada ou triste ela irá prestar mais atenção aos detalhes.
Mas não podemos firmar que isto o corre com todas as pessoas, pois também temos que levar em consideração outros aspectos, como traços característicos e personalidade, que também são mutáveis e podem vir a mudar com o tempo.
Mas diferente das emoções e do humor que são aspectos que duram pouco tempo como, por exemplo, por um breve momento em que estamos escutamos uma música que gostamos ou por alguns dias devido a uma