Ergonomia
- Alterações Transitórias da Função Auditiva – fadiga auditiva Alterações Permanentes na Função Auditiva Como tratar perdas auditivas Proteção individual Programa de Conservação Auditiva Audiometria Industrial
- Visão Principais agressores no ambiente de trabalho A visão e os defeitos visuais Áreas com maior incidência de acidentes Prevenção de acidentes
Visão
A visão é o órgão do sentido mais importante que possuímos, tanto para o trabalho como para a vida diária. As suas características têm sido muito estudadas devido a essa importância no trabalho. O olho é uma esfera revestida por uma membrana e cheio de líquido, cuja estrutura assemelha-se a uma câmera fotográfica.
Audição
A função do ouvido é captar e converter as ondas de pressão do ar em sinais elétricos, que são transmitidas ao cérebro para produzir as sensações sonoras. Se os olhos se assemelham a uma câmera fotográfica, o ouvido assemelha-se a um microfone.
O ouvido é dividido em três partes: externo, médio e interno. Os sons chegam por vibrações do ar, captados pelo ouvido externo, transformando-se em vibrações mecânicas, no ouvido médio e finalmente em pressões hidráulicas, no ouvido interno. Essas pressões são captadas por células sensíveis no ouvido interno e transformadas em sinais elétricos, que se transmitem ao cérebro.
Percepção do Som
Os movimentos mecânicos bruscos no ambiente produzem flutuações da pressão atmosférica que se propagam em forma de ondas que, ao atingir o ouvido, produzem a sensação sonora. Um som é caracterizado por três variáveis: frequência, intensidade e duração.
Frequência: É o número de flutuações ou vibrações por segundo e é expressa em hertz (Hz), subjetivamente percebida como altura do som.
O ouvido humano é capaz de perceber sons na frequência de 20 a 20.000 Hz. As pessoas em geral têm diferentes graus de sensibilidade para cada frequência do som e essa sensibilidade varia de acordo com a