ergonomia
Faculdade de Engenharia – FAEN.
Engenharia de Produção.
Ergonomia
Fabiana Ferreira da Silva
Dourados / MS
18/10/2011
1
Responder as seguintes questões
1) O que é AET?
A analise ergonômica do trabalho, refere-se a NR17 e à Ergonomia de forma abrangente, incluindo um estudo detalhado dos postos de trabalho a fim de detectar os fatores de riscos ocupacionais capazes de fornecer subsídios para as soluções ergonômicas para a empresa, adequando-a à legislação.
2) Discuta sobre:
a) A origem da demanda;
Esta relacionada à origem do que será estudado sua procedência, para assim melhor entender o estudo e assim chegar em conclusões aceitáveis. Como direção, trabalhadores, organizações sindicais, instituições publicas, etc.
b) Objetivo da demanda;
Pode ser associado a demonstrar que com a utilização das mãos em esforços repetitivos, levaria ao desenvolvimento de uma lesão por esforço repetitivo. As demandas relacionadas a resolver inconvenientes ao sistema de produção já implantado, tendo como objetivo o diagnóstico dos problemas e propor melhorias das condições de trabalho
c) As finalidades da demanda.
Tendo como finalidade um forma de melhor esse problema encontrado e assim propor novas formas de o realizar. Sendo que verifica de forma direta os problemas ergonômicos que ocorrem com maior freqüência dentro de uma empresa. Evidenciando os métodos mais eficientes para cada tipo de problema.
3) Qual a diferença entre tarefa e atividade?
A diferença é que a tarefa é a obra ou porção de trabalho que o trabalhador deve realizar bem como sua relação com as condições ambientais, técnicas e organizacionais, ou seja, a análise da tarefa consiste basicamente na análise das condições de trabalho da empresa. Já atividade é o que o trabalhador, efetivamente, realiza para executar a tarefa. È a análise do comportamento do homem no trabalho.
4) Na analise da tarefa são considerados os seguintes