Ergonomia
ELIANE FERRARI
FERNANDO MOREIRA DE JESUS
Analise Ergonomica
Projeto apresentado para integralização da Prática do Módulo 03 – Tecnologia em Segurança do trabalho - Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Nome Professor-Tutor Externo: Camila Rebelatto
HERVAL D’OESTE
2012
SUMÁRIO
1. TEMA E PROBLEMA 04
2. JUSTIFICATIVA 05
3. OBJETIVOS 06
4. METODOLOGIA 07
4.1. CONTEXTO E SUJEITOS ENVOLVIDOS 07
4.2. ATIVIDADES PROPOSTAS 07
4.3. TIPOLOGIA DA PRATICA 08
4.3.1. Pratica Real 08
5. CRONOGRAMA 09
6. REFERÊNCIAS 10
1. TEMA E PROBLEMA
Tema: NR 17, analise ergonômica do posto de trabalho
A ergonomia é uma ciência que estuda a adaptação das tarefas e do ambiente de trabalho, as características físicas, sensoriais, perceptivas mentais e físicas do ser humano.
A ergonomia deve visar em primeiro lugar o bem estar do trabalhador e sua segurança, tendo como resultado a eficiência profissional. (NASCINEMO e MORAES, 2000).
O trabalho sedentário e especializado a qual é a atividade que mais cresce nos países industrializados, requer concentração em sua execução. Isto impõe ao corpo posturas paradoxais, enquanto segmentos corporais permanecem estáticos por longos períodos de tempo como a coluna vertebral, outros como membros superiores precisam realizar movimentos altamente repetitivos. O que predispõe ao aparecimento de lesões. (COURY,1993)
Problema: Quais ações devem ser realizadas para minimizar as doenças ocupacionais?
2. JUSTIFICATIVA
A escolha da empresa pesquisada se deu por ser uma empresa de pequeno porte, pelas oportunidades para desenvolver o estudo e as características das condições de trabalho.
O tema do projeto é de importância vital para nós futuros profissionais em segurança do trabalho, já que o maior objetivo de nossa profissão é a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Traz-nos conhecimento de como segurança do trabalho pode atuar