Ergonomia
CURSO DE ESPECILIZAÇÃO EM ENG.º DE SEGURANÇA DO TRABALHO
MÓDULO: ERGONOMIA
PROFESSOR: VANDERLI
LER E DORT
ALUNO:
ANDRÉ LUIS RIBEIRO ANCELES
SÃO LUÍS
2010
ANDRÉ LUIS RIBEIRO ANCELES
LER E DORT
Trabalho apresentado ao módulo Ergonomia, do Curso de Engenharia de Segurança do trabalho do Centro Universitário do Maranhão para obtenção da nota deste módulo.
SÃO LUÍS
2010
LER/ DORT
O termo DORT, também conhecido como LER, significa Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho. É de origem ocupacional provocado pelo uso inadequado e excessivo dos músculos e tendões por rápidos movimentos repetitivos e de força. Atingem, principalmente, os membros superiores embora possam afetar o ser humano como um todo.
Principais locais acometidos:
Coluna cervical;
Ombros;
Punhos;
Antebraços;
Coluna lombar.
Causas das LER/ DORT
Existem inúmeras causas ocupacionais que levam à LER/DORT. Dentre elas estão as atividades profissionais que exigem repetitividade de movimentos e o esforço físico empregado, e aquelas que constituem a base multifatorial das DORT que são as questões relacionadas com o nível de satisfação no local de trabalho associadas a fatores emocionais, tensão, o estresse psicológico, o estilo de vida e fatores ergonômicos desfavoráveis tais como :
Ambiente de trabalho barulhento;
Ambiente de trabalho pouco iluminado;
Ritmo cansativo;
Mobiliários inadequados;
Posturas forçadas;
Compressões mecânicas, etc.
Sintomas das LER/ DORT
A dor esta sempre presente e poderá acometer todo o membro superior generalizadamente. Ela é desencadeada e/ou agravada pelo movimento repetitivo e em geral se inicia no final da jornada de trabalho ou quando há um esforço maior até que a pessoa começa a notar a interferência nos atos da vida diária.
Nas