Ergonomia
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
“ERGONOMIA APLICADA A COLETORES DE LIXO RESIDENCIAL”
DIVINO CESAR JULIANI
FERNADO MORELLI
HILTON PRADO
KLEITON GUILHERME SETIN
NILSON NOGUEIRA FERREIRA
THIAGO MAURILIO ALVES FERREIRA
CAMPINAS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
03
1. DESENVOLVIMENTO
04
1.1 Caracterização da tarefa
04
1.2 Descrição da tarefa
05
1.3 Avaliação ergonômica
06
1.4 Ações preventivas ou corretivas e resultados alcançados
06
CONCLUSÃO
08
REFERÊNCIAS
09
3
INTRODUÇÃO
A atividade de coleta de lixo residencial é um serviço desenvolvido em prol do bem estar e saúde de todos os moradores de áreas urbana e é de responsabilidade da administração pública municipal e realizada em sua grande maioria por empresas terceirizadas especializadas nesta atividade.
Por se tratar de uma atividade que expõe o trabalhador a vários riscos, a preocupação com a saúde destes colaboradores vem sendo observada há anos para que se reduzam os acidentes com os mesmos. Por esse motivo, diversas pesquisas realizadas nos mais variados pontos do país, apontam várias alternativas para que estes riscos possam ser eliminados ou neutralizados.
4
1. DESENVOLVIMENTO
O tema abordado neste trabalho é sobre um estudo ergonômico para a atividade de coletores de lixo. São coletores de lixo do tipo residencial, trabalham em grupo, recolhendo nas portas das residências e depositando no caminhão coletor.
1.1 Caracterização da tarefa
O trabalho de coleta de lixo residencial é realizado pelos coletores conhecidos popularmente por lixeiros ou garis. A atividade consiste no deslocamento do lixo das lixeiras até os caminhões coletores.
Figura 1 – Atividade de coletor de lixo residencial
Fonte: Prefeitura de Jacareí (2010)
São vários os riscos que envolvem o coletor de lixo residencial em sua rotina de trabalho. O processo de trabalho, além de ser constituído por diferentes