ergonomia
III-004 – CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E FÍSICO-QUÍMICA DOS RESÍDUOS
SÓLIDOS URBANOS DOMESTICOS E COMERCIAIS DA CIDADE DE
PALMAS-TO
Liliana Pena Naval(1)
Doutorada pela Universidad Complutense de Madrid em Engenaria Química, professor
Titular do curso de Engenharia Ambiental da universidade do Tocantins.
Sabrina Matias Gondim(2)
Aluna do Curso de Engenharia Ambiental
FOTO
NÃO
DISPONÍVEL
(1)
Endereço : Arse 102 QI 48 Lt.11 Al.19 e-mail liliana@unitins.br
RESUMO
Os resíduos sólidos são subprodutos gerados pela ação das múltiplas atividades do homem contemporâneo. O lixo domiciliar, hospitalar, industrial, radioativo, de mineração e o lixo de produção ocasional, formam os principais tipos de resíduos sólidos. Estes resíduos provocam graves riscos à saúde pública e ao meio ambiente. O lixo produzido pelo homem é um dos principais veículos de poluição do ar, do solo, das águas superficiais e subterrâneas. O planejamento, a gestão e o monitoramento da limpeza urbana são atividades necessárias e fundamentais para a preservação do ambiente urbano, com conseqüências importantes para o controle da poluição ambiental, que pode afetar os componentes bióticos e abióticos.
A amostra foi preparada com base no método proposto por GOMES (1989), onde as amostras foram pesadas e anotados os dados sobre o peso da amostra, após este procedimento procedeu-se ao quarteamento da amostra e caracterização dos resíduos.
O presente trabalho tem como principal objetivo a caracterização física e físico- química dos resíduos sólidos dispostos no Aterro Sanitário de Palmas.
Após a conclusão do estudo foram observados os seguintes resultados médios: um percentual de 62,54 de matéria orgânica; 11,38% de plástico; 10,67% de papel e papelão; 5,9% de metal; 2,42% de tecido; 2,38% de vidros; 1,1% de borracha; e 0,3% de couro. A partir das análises verificou-se que a composição dos Resíduos
Sólidos de Palmas