Ergonomia
Agosto de 2013
Ergonomia
Laudo ergonômico da sala de ensaios tecnológicos situada no IFBA
Alunos:
Turma: 1842 Salvador
Agosto de 2013
SUMÁRIO
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
A ergonomia, ciência interdisciplinar que estuda a adaptação do trabalho ao homem, ganha papel de destaque no que tange a relação empresa e empregado. Torna-se tão importante que constitui uma norma regulamentada. Vale ressaltar que o trabalho proposto abrange o ambiente de trabalho, a forma de como se trabalha e suas influencias psicofisiológicas.
O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano (Grandjean, E. 1968). “Historicamente, a Ergonomia se desenvolveu, como ciência propriamente dita, a partir da Segunda Guerra Mundial1, quando da formação de grupos interdisciplinares de pesquisa, tanto nos Estados Unidos como na Inglaterra que, avaliando os resultados do pós-guerra, concluíram que estavam diante de uma nova ciência.
Através desses grupos de cientistas é fundada, na Universidade de Oxford, Inglaterra, a “Ergonomic Research Society” – Sociedade de Pesquisa em Ergonomia. Ilda (2002, p.2), cita que, inclusive, graças a esse acontecimento, ‘ao contrário de muitas ciências que se perderam no tempo e no espaço, a Ergonomia tem uma data ‘oficial’ de nascimento: 12 de julho de 1949’.” (LIMA, 2003, p. 18)
A ergonomia é conhecida em diversos países, cada um, com suas características independentes, porem todos abrangendo o sentido de adaptação do trabalho ao homem buscando equilíbrio entre o conforto e a melhor produtividade. (LIMA, 2003)
IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL
O IFBA- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, encontra-se situado na