Ergonomia
INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA – ICET-TO
CAMPUS MUCURI
ANÁLISE ERGONÔMICA DE OPERADORES DE CHECK-OUT
TEÓFILO OTONI – MG
MARÇO/2013
ANÁLISE ERGONÔMICA DE OPERADORES DE CHECK-OUT
Trabalho apresentado à disciplina – Ergonomia, do Curso Superior de Engenharia Produção, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Avançado do Mucuri, como requisito parcial para obtenção de nota e conclusão da disciplina.
Prof. Orientador: Marcelo Carvalho
TEÓFILO OTONI – MG
MARÇO/2013
1. INTRODUÇÃO No Brasil, inseridos em um contexto de economia em estabilização e aumento do poder de compra da população, o setor supermercadista enfrenta uma realidade cadê vez mais competitiva. Os investimentos em tecnologia e qualidade de atendimento ao cliente, a fim de reduzir filas e de prestar cada vez mais serviços, como o empacotamento de mercadorias, têm sido poderosos instrumentos na conquista de novos mercados. Desta forma, num mundo onde a busca por inovações tecnológicas vem se tornando cada vez mais freqüente, o setor de supermercados tem incorporado tecnologias á sua atividade, muitas vezes sem atentar para a repercussão que a falta de um planejamento pode causar. Particularmente no check-out, a demanda por novas tecnologias é mais intensa, já que este é um ponto fundamental na organização por representar a interface entre o supermercado e o cliente.
2. ESTUDO DO POSTO DE TRABALHO
2.1. Enfoque tradicional Foi feito um estudo detalhado do posto de trabalho dos operadores de caixa em supermercado de Teófilo Otoni, foram analisados e relatados as maneiras pelas quais os operadores de caixa realizam suas funções, os quais os movimentos críticos realizados e os incômodos sentidos. Houve conversar informais, foram realizadas entrevistas baseadas em um questionário (Anexo A)