Ergonomia
1) Introdução
Definição
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.
(Imagem)
Objetivo
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
(Imagem)
2) Desenvolvimento
A ergonomia é um ramo da ciência econômica que se ocupa das questões relativas à vida laboral moderna, sobretudo na economia industrial.
Trabalhos que abrange:
Prevenção dos acidentes laborais;
Criação de locais adequados e de apoios ao trabalho;
Criação de métodos laborais;
Sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização, estudo do trabalho)
Determinação de tempos de trabalho:
ETC.
(Imagens)
O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho.
(Imagem)
3) Tipos de Ergonomia
Ergonomia cognitiva
A ergonomia cognitiva é também conhecida como engenharia psicológica e como a palavra "cognitiva" sugere, está relacionada com um conjunto de processos mentais.
Percepção
Atenção
Cognição
Controle motor
Armazenamento e recuperação de memória
(Imagens)
(A ergonomia cognitiva visa analisar o impacto que esses processos têm na interação do ser humano e outros elementos dentro de um sistema. Algumas áreas específicas são: carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.) EXPLICAÇÂO
Ergonomia Organizacional
Também conhecida como macroergonomia, a ergonomia organizacional parte do pressuposto que todo o