ergonomia
Através do convite para prestar consultoria para a CONTREI, agimos junto a INDUGAIA LTDA e industria SABARÁ LTDA (ISAL), para proceder a uma análise ergonômica do trabalho, contemplado todas as suas fases. São elas: Análise da demanda, análise das atividades e da tarefa, análises da situação de trabalho, hipótese diagnostico, recomendações ergonômicas e validação e eficiência das recomendações.
Procedemos a visitas constantes e sistemáticas as empresas para observação do ambiente, análise documental, análise de dados, verbalizações, acompanhada de entrevistas com alguns operários sobre os problemas existentes que prejudicam o desenvolvimento de suas atividades. A demanda inicial surgiu com o TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA, entre a o MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO DA 3º REGIÃO e a Industria e Comercio INDUGAIA LTDA, nos autos do procedimento investigatório Nº 340/2003. No qual ficou estabelecido um prazo máximo de seis messes, a partir do dia 14 de setembro de 2005, para cumprimento do previsto na Cláusula Décima Primeira do presente termo.
2 - INTRODUÇÃO
Atualmente, empresas de diversos portes e segmentos estão conscientizadas da importância da promoção de saúde e da prevenção de doenças ocupacionais para seus funcionários. Essa tendência se traduz em um processo que equilibra a qualidade de vida das pessoas à produtividade da empresa.
“Transformar o trabalho é a finalidade primeira da ação ergonômica”. A ação ergonômica deve ajustar seus métodos e as condições de sua aplicação ao contexto, às questões e ao que foi identificado como estando em jogo. Inscrever as possibilidades de transformações do trabalho que disso decorre num processo de elaboração do qual participem os diferentes atores envolvidos, com seus pontos de vista e interesses próprios.
Buscando entender o funcionamento global da empresa, identificamos dois setores distintos da empresa que nos chamou a atenção. O setor de manutenção que é o responsável pelo trabalho de