Ergonomia
Podemos definir ergonomia como o estudo dos seguintes temas; postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios–esqueletais entre outros. Relações entre a máquina e o homem dentro de determinado ambiente de trabalho, tendo como finalidade o bem-estar, a saúde e o bom rendimento do trabalhador.
O que é LER/DORT? Quais os fatores primários e secundários? Cite os sinais e sintomas.
A Lesão por Esforço Repetitivo e as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho podem ser causadas por esforço repetitivo devido à má postura, stress ou trabalho excessivo.
Os sintomas são: Dores que se agravam com o tempo; sendo em grande parte com sensação de fisgada, fraqueza muscular intensa, a atrofia muscular, os músculos perdem massa muscular, diminuem de tamanho e dificuldade em atividades normais e necessárias do dia-dia.
Prejuízo para a empresa quando um funcionário é afastado por LER/DORT.
Um dos prejuízos da empresa ao afastar um funcionário é a diminuição da produtividade e após o retorno a reintegração do funcionário, pois dependendo da doença pode ter dificuldade para reassumir seu posto e voltar a executar a tarefa causadora de sua doença.
Quais os tipos de ergonomia?
Ergonomia de Concepção: age precocemente o local de trabalho para proporcionar uma melhora no ambiente de trabalho para o trabalhador;
Ergonomia de Correção: correspondem às anomalias que se geram problemas de segurança e no conforto do trabalhador ou na insuficiência da produção.
Cite tipos de problemas na coluna vertebral e causas acometidas durante a jornada de trabalho.
Osteofitose (bico de papagaio) é causado por carregamento inadequado de peço, e postura inadequada ao sentar.
Hipercifose que é postura inadequada.•.
Lombalgia pegar carga pesada com o tronco em flexão. Ex.: pegar sacos com material, quando posicionados no chão, torcer e girar a coluna para pegar carga em local difícil, manusear carga com o tronco em flexão entre