ergonomia I
Estudo ergonômico do posto de trabalho (especificar qual é o posto)
Introdução (1 pto)
Nesse estudo ergonômico, abordar-se-á os entregadores de jornais pertencentes a uma empresa especializada em entregas de encomendas, a qual é terceirizada pelo principal Jornal do Estado de Santa Catarina. A empresa terceirizada é de porte médio com aproximadamente 120 funcionários, destes 70 são entregadores de jornais de assinaturas. A empresa se localizada em Florianópolis/SC.
Aqui se buscará analisar o trabalho dos entregadores de jornal, considerando as atividades cognitivas e físicas dos mesmos, bem como a relação entre as condições de trabalho e os acidentes/ incidentes ocorridos e entre as inadequações ergonômicas.
Para se entender a lógica do trabalho os jornaleiros, apresenta-se a figura 1, representando o fluxograma do processo de trabalho. Figura 1: Processo de trabalho do Jornaleiro
Diariamente, as 22h00min a edição do jornal é concluída pela redação e transmitida, via sistema, para o parque industrial, iniciando assim o processo produtivo. Após a impressão, os jornais seguem para os centros de distribuição. Neste momento, os entregadores/jornaleiros dão início ao processo de manuseio do jornal, que consiste em juntar ao jornal, os seguintes itens: a capa mais encartes editoriais e comerciais mais embalagem plástica. Em seguida, eles seguem para suas determinadas rotas com os respectivos roteiros.
Abaixo algumas fotos dos jornaleiros em atividades de trabalho. A figura 2, mostra os jornaleiros montando os jornais para serem entregues e na figura 3, um deles saindo para a entrega.
Figura 2: Jornaleiros nos centros de distribuição
Figura 3: Jornaleira saindo para a entrega dos jornais
1.1. Objetivo do trabalho
Realizar um estudo ergonômico do trabalho dos entregadores de jornais, levando em conta suas atividades cognitivas e físicas.
1.2. Procedimentos metodológicos
-