Ergonomia e segurança do trabalho
Campus São José do Rio Preto - JK
Ergonomia
Discente: Vinicius Fernandes RA: B3960E-8
Docente :
Turma: Engenharia Civil Q28
Outubro de 2014
1- O que é ergonomia? (Significado da palavra e história (breve)).
“A Ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a constituição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação do homem aos meios tecnológicos e aos ambientes de trabalho e de vida”.
2- A ergonomia é abordada sob 02 aspectos. Quais são?
Francofônica e Anglofônica.
3- Cite algumas aplicações interdisciplinares da Ergonomia.
Medicina; Engenharia, Ciências humanas e sociais e Economia.
4- O organismo humano (sistema nervoso, músculos, coluna vertebral, sist./ metabólico, visão, audição, olfato) sofre quando determinadas funções são executadas, sem que sejam tomadas precauções necessárias. Escolha dos itens entre parênteses 04 campos do corpo que podem ser afetados e cite as correções e/ou precauções.
Coluna: Não dobrar as costas;
Não ficar muito longe do objeto a ser carregado;
Não virar o corpo com a carga sem manter as pernas fixas no chão; Não escorar a carga na perna ou no joelho;
Não levantar objetos pesados acima de sua cabeça;
Prevenir a fadiga ao executar atividades pesadas e por períodos prolongados. Musculos: O número máximo de toques reais (cada movimento real no teclado) deve ser maior que, aproximadamente, 2 em cada segundo!! O trabalhador pode exercer suas tarefas de digitação constante e ininterrupta por até 50 (cinqüenta) minutos. Após este intervalo de tempo, ele pode fazer uma pausa de 10 (dez) minutos. Portanto, em cada 5 (cinco) horas de trabalho máximo efetivo de entrada de dados