Ergonomia resumo
Derivada do grego ergon (trabalho) e nomos (leis), ergonomia é uma disciplina orientada aos sistemas que agora se estende por todos os aspectos da atividade humana. Ciência que estuda a adaptação do ambiente às medidas do corpo humano, considerando assim a interação perfeita entre os funcionários e o ambiente de trabalho.
A ergonomia deve promover uma abordagem holística na qual considerações de ordem física, cognitiva, social, organizacional, ambiental e de outros aspectos relevantes devem ser levados em conta.
"Ergonomia (ou Fatores Humanos) é a disciplina científica que trata da compreensão fundamental das interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema, e da aplicação de métodos, teorias e dados apropriados para melhorar o bem estar humano e sobretudo a performance dos sistemas" (Scott - 2001).
Ergonomistas contribuem para o projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
"É a aplicação ou desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos sobre o HOMEM NO TRABALHO na perspectiva de melhor ADAPTAR O TRABALHO (tarefa, dispositivo técnico, ambiente, organização do trabalho) ÀS PESSOAS".
Objetivo da Ergonomia A ergonomia tem por objetivo analisar os padrões de comportamento: gestos, posturas, verbalizações, comunicações e dos processos mentais que os governam, os mecanismos psicológicos que os afeiam, as emoções que os influenciam, ou seja, todos os tipos de fenômenos que ocorrem durante as atividades de trabalho.
"Adaptar o trabalho ao homem e não o homem ao trabalho"
POR QUE USAR A ERGONOMIA?
a) Novas tecnologias, competitividade de mercado, produtividade x qualidade;
b) Necessidade de melhoria das práticas das tarefas com eficácia, segurança e qualidade.
Vários tipos de indicadores ou sinais de alarme para um estudo ergonômico:
a) absenteísmo - DORT
b) queixas - desconforto
c) perdas - baixa