Ergonomia nas Escolas
O uso contínuo de mochilas pesadas pode desencadear problemas sérios de coluna tendo como principal sintoma a dor nas costas principalmente nas regiões cervicais, glúteas e lombares.
A dor nas costas é um problema que atinge uma boa parcela da população mundial, não tem preferência por sexo e idade sendo mais comum após os 30 anos. Este problema pode ter inicio na infância devido a desarranjos mecânicos da coluna vertebral decorrentes de posturas viciosas, mobiliário impróprio, mochilas inadequadas e calçados prejudiciais a fisiologia do individuo.
O mobiliário escolar, juntamente com os fatores físicos citados acima influenciará diretamente no desempenho do aluno em sala de aula. Crianças na idade escolar permanecem na mesma posição por longas horas, adotando posturas extremamente danosas à sua saúde.
Crianças que carregam mochilas muito pesadas e caminham bastante até chegar à escola, ou sobem e descem constantemente escadas podem apresentar alterações que vão desde contraturas lombares até deformidades estruturais.
Seguir algumas dicas pode ajudar a prevenir lesões na coluna vertebral e diminuir as possibilidades de dor na coluna.
Mochilas escolares deverão ser pequenas e com poucos compartimentos para evitar o acréscimo de peso desnecessário;
A criança deverá carregar mochilas com uma carga total de 10% do seu peso corporal;
As alças devem está reguladas de modo que o peso seja transferido à coluna lombar e não dorsal;
Usar carrinhos com rodinhas sem realizar torção de tronco, consegue-se isto facilmente mantendo o braço e o antebraço em extensão;
Andar o mais ereto