Ergonomia na Odontologia
RESUMO
Neste artigo discute-se a importância da ergonomia com foco na odontologia, enfatizando a prevenção de algumas doenças presente na área. Procurou-sede maneira simples definir o que é ergonomia e como ela pode ser aplicada com o objetivo de eliminar ou amenizar determinada patologia, com atitudes simples que podem ser realizadas no próprio local detrabalho. Verificou-se que uma determinada doença tem uma maior importância de esclarecimento, pois acomete de forma mais grave estes indivíduos. Mostram-se ainda os transtornos que uma doençaergonômica causa na vida profissional de um dentista, pois não acometem apenas o organismo, destroem-se sonhos que foram planejados por toda uma vida.
Palavras-Chaves: Odontologia, ergonomia e doenças.INTRODUÇÃO
A ergonomia é um assunto que sempre esteve presente na vida laboral de todos os trabalhadores, mesmo sem que os mesmos percebam isso. É de suma importância que o ambiente detrabalho se adapte as necessidades do trabalhador e não o contrário. Na odontologia ocorre da mesma forma, os profissionais da área precisam se preocupar com a forma que desempenham suas atividades para quepossam, além de cuidar da saúde dos outros, dar atenção a sua própria saúde. Na ergonomia além dos estudos feitos sobre as consequências que sua ausência acarreta, a forma correta para que estesproblemas não venham a acontecer, ou que caso aconteçam, suas ações sejam as mínimas possíveis, também são detalhadas.
A NR 17 do Ministério do trabalho e Emprego que regulamenta a Ergonomiaestabelece que todos os profissionais, sem exceção, devem ter parâmetros que os permitam a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionarum máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Porém, os da odontologia, principalmente os dentistas, são os principais trabalhadores expostos a inúmeros riscos ocupacionais causados pela...