Ergonomia - estudo de cabo de ferramenta
O trabalho a seguir foi realizado afim de estudar e avaliar as questões ergonômicas de um cabo de alicate, tendo como finalidade ajustar o mesmo para que fique ergonomicamente adequado. Os estudos foram realizados a partir de uma análise do material escolhido (no caso o cabo de um alicate), onde a dupla realizou um teste de pega e em seguida, anotações sobre o tipo de manejo, desenho, tamanho do cabo, diâmetro, superfície de trabalho, tratamento de superfície, entre outros.
Avaliação do Cabo
1. Tipo de manejo. Fino ou grosseiro.
Grosseiro
2. Desenho do manejo: Geométrico ou antropomorto.
Geométrico
3. Tamanho do cabo (mínimo 10cm).
12cm
4. Diâmetro do cabo (2,5 ou 3,5).
1,2 cm
5. Superfície de trabalho: horizontal ou vertical.
Horizontal
6. Tratamento de superfície.
Plástico com textura
7. Possibilita posição neutra entre o punho e a mão?
Não
8. É para destro e canhoto?
Sim
Teste de pega do produto existente no mercado
Percentil 5% Percentil 95%
Percentil 5%: Nesta foto percebe-se que os dedos entram em contato com o objeto, como o esperado. Porém, a palma da mão não obteve contato suficiente.
Percentil 95%: Nesta foto percebe-se que houve ao contrário do percentil 5%. A palma da mão obteve contato o suficiente com o objeto, enquanto os dedos não entraram em contato o suficiente com o mesmo.
Geração de Alternativas
As gerações de alternativas foram feitas a partir de uma pesquisa de possíveis materiais a serem utilizados no alicate proposto, caso o mesmo fosse para as indústrias.
Possíveis materiais para a efetuação real do cabo do alicate:
Silicone;
Poliuretano: Espumas, roupas, isolantes;
Plástico biodegradável: Engordando as bactérias conhecidas como Buckholderia Sacchari utilizando cana de açúcar ou seiva, as mesmas são capazes de produzir este material biodegradável (parecido com