Ergonomia do trabalho
Regulamentação: Segundo a Lei 6514, a Norma
Regulamentadora Nº11 está previsto que toda a pessoa que for manusear um equipamento com força motriz própria deverá realizar um treinamento específico sobre ele. Também comenta que este futuro operador passe por exames médicos periódicos, que terão a validade de um ano. Depois de ser considerado apto, o operador deverá receber um crachá contendo nome completo, foto e data do exame médico, sendo a NR11 uma norma governamental a qual devemos cumprir, ela exige também que os equipamentos estejam em perfeitas condições de funcionamento que possuam sua capacidade de carga em local visível. Dentro desta norma regulamentadora não se comenta a necessidade do operador portar carteira Nacional de Habilitação, esta exigência é feita somente pelo Conselho Nacional de Trânsito, que diz que todo equipamento operado ou dirigido em via pública o condutor deverá possuir sim, CNH compatível com o veículo em movimentação.
Projeto Ergonômico
Foi implantado pelo departamento de Saúde, Segurança de Meio Ambiente, a ginástica laboral, além da ginástica na parte da manhã os operadores tem um intervalo de 20 minutos de descanso, as 12:00 os mesmos realizam horário de almoço, voltando as 13:20, na parte da tarde os mesmos 20 minutos de intervalo, além disso foi orientado pela Segurança do Trabalho que enquanto o operador está parado ser realizar qualquer tipo de carga ou descarga, que ele não fique na empilhadeira e sim na área de de lazer.
Jornada de Trabalho
O operador tem uma jornada de trabalho de 44:00 semanais, passando o dia todo sentado operando o seu equipamento.
Tipos de Trabalho
Trabalho leve, porém o operador de empilhadeira passa a maior parte do tempo sentado, realizando o trabalho de carregamento e descarregamento de cargas.
Ginástica Laboral
Embora as primeiras manifestações de atividades físicas em empresas datem de mais de 100 anos, a Ginástica