Ergonomia do trabalho
Ananda Aguiar Martins
Gabriella Stuckert
Julieth Colodetti da Silva
TRABALHO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ASSUNTO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS DO MOTORISTA DE CAMINHÃO
VITÓRIA – ES
ABRIL / 2015
De acordo com a IEA – Associação Internacional de Ergonomia – a ergonomia é definida como uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
Este documento apresenta a análise ergonômica do trabalho de um motorista de caminhão. Buscou-se mostrar de que maneira as condições de trabalho podem afetar o desenvolvimento das atividades.
O trabalho dos caminhoneiros é um dos mais exigentes no que se diz respeito à necessidade de boas condições físicas e mentais, simultaneamente. A realidade é bem outra, eles queixam-se de dores nas pernas, por ficarem muito tempo sentados, apresentam obesidade, diabetes e hipertensão.
Descrição geral da tarefa: Dirige veículos pesados como caminhões ou carretas, manipulando os comandos de marcha e direção e conduzindo o veículo no trajeto indicado, segundo as regras de trânsito, para transportar cargas.
Descrição detalhada da tarefa: Vistoria o caminhão; examina as ordens de serviço, verificando a localização dos depósitos e estabelecimentos onde se processarão carga e descarga, para dar cumprimento à programação estabelecida; dirige o caminhão, manipulando os comandos e observando o fluxo de trânsito e a sinalização, para conduzi-lo aos locais de carga e descarga; zela pela documentação da carga e do veículo, para apresentá-la às autoridades competentes, quando solicitada, nos postos de fiscalização; controla a carga e descarga do material transportável; zela pela manutenção do veículo, comunicando falhas e solicitando reparos, para assegurar