erge
Camarões possui a riqueza de sua cultura por sua etnia diversificada com mais 230 grupos étnicos compostos por bantús, hamitas, semitas, semibantos e sudaneses, pigmeus, árabo-berberes e muitas outras.
Essas etnias não falam a mesma língua, não partilham do mesmo patrimônio cultural de origem e nem são submetidos aos mesmos costumes.
Cada uma das etnias tem seu modo de vida, seus hábitos de trabalho, suas características e suas dificuldades. No entanto, estas pessoas habitam um mesmo país e desfrutam pouco a pouco uma cultura nacional comum.
A sua cultura se traduz na arte de viver, nas tradições, no folclore e no artesanato de suas populações. Assim, Camarões representa uma África em miniatura e se apresenta como um ponto de cruzamento dos povos e de civilizações, uma extraordinária multiplicidade de população, trazendo cada uma delas as suas tradições, a sua arte a sua música.
O "Ngondo" é uma festa ritual dos povos da costa, com uma mistura de magia, dança, máscaras e corridas de piroga.
Os funerais a oeste e a norte, são um pretexto para grandes cerimônias muito coloridas, em honra dos defuntos.
As fantasias no norte dão lugar a magníficas cavalgadas coloridas.
Máscaras, estatuetas, instrumentos musicais, tudo ocorre para perpetuar os ritos e tradições imemoriais do continente africano.
Feriados
Data
Nome em português
1 de Janeiro
Dia de ano novo
11 de Fevereiro
Dia Nacional da Juventude
1 de Maio
Dia do Trabalhador
20 de Maio
Dia Nacional
15 de Agosto
Assunção
25 de Dezembro
Natal
Além destes feriados fixos, os Camarões comemoram também os seguintes feriados móveis:
Cristãos: Sexta-feira Santa, Domingo de Páscoa e Segunda-feira de Páscoa
Muçulmanos: 'Id al-Fitr e 'Id al-Adha
Referências bibliográficas: http://camaroes00.blogspot.com.br/2010/06/cultura.html https://pt.wikipedia.org/wiki/Camar%C3%B5es#Cultura