Erasmo de Roterdã
Erasmo foi ordenado sacerdote em 1490,estudou na universidade de Paris, em um período do renascimento onde a cultura grega romana voltavam com força.Apesar de ser clerico era contra o domínio da igreja sobre a educação, cultura,e ciência, domínio este que impediam as pessoas pensar livremente.
Uma de suas obras titulado” Elogio á loucura” defendia a tolerância e a liberdade de pensamento e denunciava as ações da igreja.Se punha a qualquer tipo de autoritarismo e buscou maior liberdade lendo os pensadores de Grécia e Roma.
Outra de suas obras titulada” A civilidade pueril” publicada em 1530, foi dedicado a um príncipe, pois nessa época a educação era para poucos nobres e príncipes.
Nesta obra tratava de um assunto de interesse geral, o comportamento de pessoas em sociedade, a postura, os gestos, o vestuário, expressões faciais ...
Neste sentido foi uma obra inovadora pois era a primeira a ter como publico alvo as crianças, Acreditava que a arte de ensinar deve obedecer as fases do crescimento das crianças, proibir a criança não era a solução, teria que incêntiva-la a obedecer as normas, valorizava os jogos e brincadeiras no decorrer do processo de aprendizagem, a liberdade de usar a criatividade. o livro se tornou um manual pedagógico.Por fim com a obra Erasmo pretendia ensinar de maneira simples e primeiramente as crianças os bons modos que levariam ao bom convívio entre todos.
Nos capitulos desta obra descrevia as atitudes corretas e não corrertas, como a postura dos olhos , sombrancelhas, o riso, que por exemplo dizia; “Rir de tudo que se faz ou é dito ais coisa de bobalhão, Mas não rir de nada já é estupidez” da forma correta de sentar-se e portar-se a mesa e assim descrevia os bons modos que deveriam ter as crianças.
“Ninguém pode escolher os próprios pais ou a pátria, mas cada um pode