ERA VARGAS
Curso: Pós Graduação em Gestão Pública - UFT
Aluno: Mário Cezar Lustosa Ribeiro Resumo das principais características entre dois períodos
Resumo: O Período conhecido como “República Velha” e que recebeu esse título em contraposição ao período seguinte, pós-revolução de 1930.
Esse período iniciou sob domínio dos militares (República da Espada) como era conhecida e liderança do Marechal Deodoro da Fonseca. Durante seu governo importantes ações foram realizadas, dentre elas podemos destacar: A separação entre Estado e Igreja, concedeu nacionalidade à todos os imigrantes que residiam no país, criou a bandeira nacional com o tema atual “Ordem e Progresso”, nomeou os governadores para as províncias.
Em 1990 deram inicio as discussões para elaboração da nova Constituição e que foi promulgada em l891, inspirada na constituição americana. Vale lembrar que na elaboração teve como seus principais autores, Prudente de Morais e Rui Barbosa.
Na Constituição de 1891 podemos apontar vários avanços como: garantir mais autonomia aos estados e municípios, a liberdade de associações e de reuniões sem armas e a abolição das penas de galé (obrigava aos criminosos a cumprirem penas de trabalhos forçados sob coerção de castigos corporais).
Com a renúncia de Deodoro,em novembro de 1891, o vice Floriano Peixoto assumiu o governo até 1894.
No período seguinte, já no governo de Prudente de Morais, tenho a destacar os movimentos tenentistas, que foram: os 18 do forte,em 1920, os levantes, em 1924.
A era Vargas
Assumindo o governo em 1930, após um movimento revolucionário, deu inicio a “Era Vargas” que se estendeu até o ano de 1945. Getúlio Dornelles Vargas, gaúcho, nascido em 1882 em São Borja, implantou a fase da ditadura, conhecida como Estado Novo. Nesse período, Vargas organizou o aparelho do estado com base no modelo burocrático weberiano, outorgou uma nova Constituição, tendo a partir daí, o controle