era uma vez
Magda Holan Yu Chang2
INTRODUÇÃO
O objetivo deste capítulo é apresentar as principais ideias sobre o capitalismo como sistema mundial, revisando algumas das principais abordagens teóricas relevantes ao assunto e tendo em vista delinear algumas ferramentas de análise úteis à compreensão da evolução do panorama econômico ao longo do período definido como objeto desta pesquisa e à avaliação da inserção da economia brasileira no desenrolar da conjuntura internacional.
Para isso, há que primeiramente se atentar a certos cuidados metodológicos visando a identificar e evitar anacronismos e ambiguidades, como o estudo diacrônico e contextualizado dos conceitos e ideias, a questão da definição da unidade de análise adequada à investigação científica, e outras considerações essenciais de ordem históricogeográfica. Tendo em vista tais cuidados, faz-se útil buscar as ideias de Braudel (1996) sobre o capitalismo e as economias-mundo e relacioná-las às de Wallerstein (2000) sobre a economia-mundo capitalista – as quais são, por sua vez, amplamente criticadas pela análise marxista de Brenner (1977). Complementarmente, busca-se então situá-las nas tentativas de síntese do funcionamento do capitalismo como sistema cíclico mundial de acumulação de capital de Arrighi (1996) e da teoria geopolítica do capitalismo de Harvey (2005).
Destarte, o desenvolvimento deste capítulo teórico-introdutório se desenrolará em mais cinco partes. Na primeira, pretende-se delinear algumas preocupações acerca do uso dos termos e conceitos necessários à construção de qualquer análise científica sobre
1
Versão preliminar, concluída em 29 de março de 2012, do primeiro capítulo da Dissertação de Mestrado “O
Desenvolvimento Brasileiro e os seus Padrões de Inserção Econômica Internacional (1950-2010): o Papel da
Política Econômica e da Política Externa em Perspectiva Histórica”, sob orientação do Prof.