era uma rz
Prof. Dr. Fabiano Marques
O Plano Financeiro no
Plano de Negócios
O Plano Financeiro no Plano de Negócios
Introdução
Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar que essa estrutura é mais ndicada para empresas voltadas para a área tecnológica, porém sua estrutura pode ser muito bem adaptada para outras situações.
Estrutura de Dornelas (2005): 1 - Capa 2 - Sumário 3 - Sumário Executivo 4 - Descrição da Empresa 5 - Produtos e Serviços 6 - Mercado e Competidores 7 - Marketing e Vendas 8 - Análise Estratégica 9 - Plano Financeiro 10 - Anexos
Neste módulo, discutiremos uma das partes mais difíceis do plano de negócios: o
Plano Financeiro. Por tratar os números do negócio, o plano financeiro é temido por muitos empreendedores, principalmente aqueles com menos experiência, podendo até ser necessária a ajuda de um assessor contábil e financeiro.
Em seguida, mostraremos o que deve ser colocado nos anexos, finalizando, assim, o processo de escrita do seu plano de negócios a partir da estrutura proposta por Dornelas por nós adotada.
2
O Plano Financeiro no Plano de Negócios
Universidade Anhembi Morumbi
Plano Financeiro
O plano financeiro reúne informações valiosas para gerentes e empreendedores.
Deve possibilitar avaliações e correções nos rumos da empresa. Além disso, deve refletir em números tudo que foi descrito nas outras seções do plano: gastos com marketing, despesas com vendas, gastos com pessoal, custos fixos e variáveis, projeção de vendas, análise de rentabilidade etc.
Nesta seção, iremos sugerir uma estruturainterna para o plano financeiro. As divisões propostas, aqui, representam uma síntese da estrutura proposta em Dornelas (2005).
A seguir, mostramos as partes que acreditamos conter demonstrações financeiras básicas para o estudo da viabilidade financeira do seu