Era fhc
Depois do golpe militar de 1964, exilou-se no Chile e, a seguir, na França. Voltou ao Brasil em 1968 e tornou-se professor de ciências políticas na USP. Meses depois, foi aposentado compulsoriamente pelo AI-5 Fundou com outros pesquisadores cassados, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), que se tornaria um núcleo de pesquisa e reflexão sobre a realidade brasileira.
Ainda que silenciado pela ditadura militar, Fernando Henrique continuou pesquisando, fazendo palestras e escrevendo artigos na imprensa, sempre como crítico do regime militar e defensor de uma transição pacífica para a democracia. Senador por dois mantatos , é nomeado ministro das Relações Exteriores e da Fazenda de Itamar Franco. Lança o Plano real, em 1994. Governa o país de 1995 a 1998 e é reeleito até 2002. Abre a economia ao capital estrangeiro e privatiza estatais.
*Introdução:
O Governo Fernando Henrique Cardoso, começou com a posse da presidência, em 1 de Janeiro de 1995, e terminado em 1 de janeiro de 2003, quando assumiu Luiz Inácio Lula da Silva. Fernando Henrique Cardoso foi presidente por dois mandatos consecutivos. Suas principais marcas foram a consolidação do Plano Real, a introdução do programas de transferência de renda como o Bolsa Escola, além de reformas econômicas que produzem efeitos na sociedade até os dias de hoje.
* 1995 a 1997. Governo ligado a credibilidade economica e a referencias contitucionais para atrair investimentos estrangeiros . São derrubados os monopólios como o petróleo , telecomunicações, gás canalizado e navegação de cabotagem. Grandes empresas estatais são privatizadas como Vale do Rio Doce e Sistema Telebrás.