Era de JK Revolução Industrial
Prof.º Alessandra
Curso: Engenharia Mecânica
Nomes: Cleriston Antunes, Jomar , Reginaldo, Fabiel, Paulo e Marcos
Desenvolvimentismo
Um tipo de política econômica, implantada através da efetiva participação do Estado, na qual se visa o crescimento da produção industrial, da infra-estrutura e do consumo, como diretrizes básicas à economia. No Brasil este tipo plano econômico foi inicialmente aplicado em 1930, sendo apropriado nas décadas seguintes, principalmente, pelo governo de Juscelino Kubitschek e pelos governos de linha ditatorial.
Juscelino Kubitscheck foi presidente do Brasil entre 1956 e 1961.
Seu estilo de governo uniu a simpatia, necessária aos líderes carismáticos, à extrema habilidade de negociação, imprescindível ao jogo político. Canalizou o Brasil a um forte e marcante crescimento econômico, assim como, a um período de relativa estabilidade política. Sabia cooptar apoio político no conturbado jogo de forças deixado por Vargas.
50 ANOS EM 5 :
O Plano de Metas
O governo de Juscelino Kubitschek entrou para história do país como a gestão presidencial na qual se registrou o mais expressivo crescimento da economia brasileira. Na área econômica, o lema do governo foi "Cinqüenta anos de progresso em cinco anos de governo". Para cumprir com esse objetivo, o governo federal elaborou o
Plano de Metas, esse ideal desenvolvimentista foi consolidado com a previa de um acelerado crescimento econômico a partir da expansão do setor industrial, com investimentos na produção de aço, alumínio, metais não-ferrosos, cimento, álcalis, papel e celulose, borracha, construção naval, maquinaria pesada e equipamento elétrico.
O Plano de Metas teve pleno êxito, pois no transcurso da gestão governamental a economia brasileira registrou taxas de crescimento da produção industrial (principalmente na área de bens de capital) em torno de 80%.
JK, estava disposto a derrotar a burocracia, criou