Era das Revoluções - Cap I - Resumo
Tipo de fichamento : Crítico
Hobsbawm, Eric J. A era das revoluções. 4 ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1977
Eric John Ernest Hobsbawm (Alexandria, então Sultanato do Egito, 9 de junho de 1917 - Londres, 1 de outubro de 20121 ) foi um historiador marxista britânico reconhecido internacionalmente como um dos maiores intelectuais do século XX. Ao longo de toda a sua vida, Hobsbawm foi membro do Partido Comunista Britânico.
Nascido no Egito, ainda sob dominação britânica, teve, por isso, a nacionalidade britânica. Seu sobrenome foi alterado por erro de escrituração: era filho de Leopold Percy Hobsbaum, inglês, e Nelly Grün, austríaca, ambos judeus. Teve uma irmã - Nancy. Passou os primeiros anos de sua vida em Viena e Berlim. Nessa época, tanto a Áustria quanto a Alemanha sofriam com a crise econômica e a convulsão social, consequências diretas da Primeira Guerra Mundial.
Capítulo 1 – O mundo na década de 1780
Neste capítulo, o autor discorre muito mais sobre os países europeus do que dos demais continentes na época; mostrando uma visão eurocêntrica do mundo, ignorando as outras partes.
Afirma que o mundo era ao mesmo tempo maior e menor que o nosso, porque se conhecia pouco do mesmo e as informações e pessoas demoravam a chegar ao seus destinos, e esse processo ainda era desigual, pois uma informação chegava de Paris a Madrid em 15 dias, enquanto que partindo de outras cidades da mesma França demorariam 3 meses.
Pontua também que as monarquias absolutas estavam em atividade no continente europeu. Também diz que na época havia uma forte rivalidade internacional, embora falasse apenas na rivalidade de Inglaterra e França.