Era da informação exige muito mais que um diplom
Com o avanço da tecnologia, as buscas constantes da qualidade mudam a face das profissões. Na atualidade de hoje já não basta mais dominar técnicas modernas ou cálculos complicados, é preciso ter conhecimento sobre todas as áreas.
Tudo muda muito rápido hoje, deste modo temos que estar sempre informados sobre todas as áreas, tudo o que acontece no mundo.
Hoje em dia com a velocidade da internet, a informação modificou o perfil das profissões. Mas os profissionais devem saber usa-la, e ser conscientes que hoje não há mais espaço para pessoas apegadas a velhos métodos de trabalho. Os profissionais de hoje precisam ser parte da empresa, apresentar alternativas dentro de sua área de atuação.
No milênio em que vivemos hoje o mundo muda muito rápido, sendo assim nós profissionais temos que estar sempre aberto a mudanças, se informar é um passo importante para poder se manter no mercado.
Segundo Sardinha, uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que uma edição dominical de um grande jornal tem mais informação do que uma pessoa da Idade Média conseguiria obter em sua vida inteira. Na atualidade vivemos em uma sociedade do conhecimento é por isso que surgem firmas comandadas por adolescentes e escândalos financeiros provocados por empresas que manipularam informação. Ao contrário de outros recursos como água e energia, a informação é inesgotável.
A informática, a globalização e a competitividade do mercado são os principais fatores responsáveis para o que os trabalhadores de hoje exerçam funções muitas vezes opostas às de antigamente. Por exemplo, o trabalho de um bibliotecário do século 21 é diferente do executado a 20 anos atrás, antigamente a idéia que se tinha do bibliotecário era do guardião da informação, você tinha que proteger os livros e o conhecimento e já hoje em dia o bibliotecário precisa se preocupar com a disseminação da informação e a qualidade dela. E essa mudança vale para todas as profissões.