Equipamentos e acessórios topográficos
Equipamento: utilizado para medir, realizar medições lineares.
Acessório: não faz medição, apenas serve como auxilio.
Piquete: É um acessório de madeira na forma quadrada e pontiaguda que possui cerca de 15cm sendo que apenas 3cm permanecerá na superfície. os piquetes são necessários para marcar convenientemente os extremos do alinhamento a ser medido.
Estaca: Considerado um acessório que serve de auxilio e facilita a visibilidade do piquete. A estaca tem cerca de 50cm devendo manter uma distância de mais ou menos 20cm do piquete e acima da superfície 40cm. Pode ser colocada nela diversas informações sobre a área trabalhada.
Baliza: um acessório com cerca de 2m de forma circular com 4 gomos alternados em vermelho e branca, justamente para que seja facilmente visível a uma certa distância. É mantido na posição vertical para manter o alinhamento na hora da medição dos pontos, na sua extremidade inferior possui um ponteiro que facilita sua fixação no terreno. Desta forma é considerado um acessório indispensável. Tripé: é um acessório essencial nos trabalhos topográficos. Suporte portátil com três pernas corrediças
(reguláveis) sobre o qual se acoplam os instrumentos topográficos (teodolitos, níveis, etc), requer também cuidados ao manuseá-lo, para levantá-lo é preciso deixar na altura do peito.
Fio de Prumo: acessório usado para nivelar.
Nível: instrumento empregado para o nivelamento de pontos. Serve para indicar uma ou mais retas no plano horizontal. Alguns têm linha de visada dirigida direta, e outros, a linha de visada é dirigida por meio de luneta. Existem os níveis de bolha, de água, colimador e os eletrônicos.
Bússola: instrumento que tem finalidade básica a determinação de ângulos azimutais e rumais através do norte magnético. Tipo de bússolas: Declinatória, Rumal e Azimutal.
Haste: onde é acoplado o suporte para coloca-se o prisma.
Mira Topográfica: é uma régua centrimentada, destacando-se